COMUNICAÇÃO EFICAZ E ORATÓRIA FORENSE-CONTEMPORÂNEA: TÉCNICAS DE APRESENTAÇÃO
Com utilização de Coach e Mentory Vocal e Comunicacional e a técnica de Personal Communication Trainer®
A quem se destina: Advogados, Estagiários inscritos na OAB, Bacharéis e Estudantes de Direito e Profissionais graduados de outras áreas.
Período: 10 e 11 de agosto de 2018
Data de início: 10/08/2018
Data de término: 11/08/2018
INCRIÇÕES SOMENTE NA SECRETARIA DA ESA
*** INSCRIÇÕES PARA A JOVEM ADVOCACIA e ESTUDANTES DE DIREITO COM DESCONTO, EXCLUSIVAMENTE NA SECRETARIA DA ESA, COM PAGAMENTO EM DINHEIRO OU CHEQUE***
Investimento: R$ 220,00 à vista (ou 2 x110,00) e para Jovens Advogados e Estudantes de Direito R$ 176,00 à vista (ou 2x88,00 no cheque).
Dias e horários: 10.08 (sexta-feira) das 18h às 22h e 11.08 (sábado) das 8h às 17h com 1h de inetervalo.
Objetivo do curso: preparar o advogado para enfrentar a expressiva quantidade de demandas exigidas pelo Poder Judiciário (audiências, sustentações orais, videoconferências – de acordo com NCPC, atendimento ao cliente, falar em público, ministrar palestras e aulas etc) fornecendo estratégias e técnicas modernas para possibilitar a comunicação eficaz e não violenta (empática). Aprimorar as habilidades e posturas comunicacionais de acordo com as crescentes exigências da área de Direito e do mercado moderno do trabalho jurídico. Abordar temas específicos que permeiam o dia a dia do profissional da área jurídica, utilizando a voz como instrumento de trabalho e a comunicação como ferramenta estratégica das relações sociais e profissionais.
Objetivos Específicos: Promover a elaboração de apresentações com narrativas bem estruturadas e coerentes, equilibrando razão e emoção, com linguagem visual sofisticada, confeccionadas de acordo com a visão estratégica da comunicação em apresentações corporativas e jurídicas, e de acordo com o estilo e comportamento de cada cliente. Fornecer estratégias para o cliente se posicionar e se comunicar com eficiência em momentos de tomada de decisão, entrevistas, gerenciamento de conflitos, negociação, atendimento ao cliente, apresentações de produtos e serviços, palestras, tribunal do júri etc.
Conteúdo Programático:
1- Unidade: Comunicação Eficaz e Oratória Forense-Contemporânea: Oratória Forense e Comunicação Eficaz. Auto-Avaliação da Performance Comunicacional. Conversa positiva. Canais de Comunicação. Estilos de Comunicadores. Fontes de Informação na Performance Comunicacional. Apontar as possíveis barreiras de comunicação durante a exposição. Como Controlar o Medo de Falar em Público. Apresentar as técnicas para a organização e estruturação das ideias, frases e informações (ordenação didática da fala) possibilitando maior objetividade, clareza, imagem de credibilidade, assertividade, autoconfiança, expressividade, desenvoltura, segurança e conhecimento; Fornecer dicas para falar com naturalidade e ênfase, utilizando estratégias para convencer e influenciar; Apresentar orientações para falar com desembaraço e sem constrangimento melhorando a postura e a gesticulação; Tipos de discurso;
2- Unidade: Aspectos comunicacionais: fortalecendo a imagem de sucesso: Apresentar a importância dos aspectos comunicacionais: voz, dicção, vocabulário, expressão corporal e facial e audição. Fornecer um treinamento prático com a utilização dos recursos fonoaudiológicos práticos para aprimoramento da performance comunicacional; Exercícios para controlar e utilizar a adrenalina como recurso de voz e comunicação; Recursos vocais: Impostação vocal para audiências, palestras, negociações, atendimentos por meio da entonação, ênfase; inflexão; Voz e Corpo nas videoconferências; técnicas para estruturação e organização das ideias, frases e informações. Sustentação Oral, exames da OAB, Audiência e tribunal do Júri através da Comunicação Eficaz de acordo com o NCPC. Vocabulário (recursos e aspectos linguísticos) para o fornecimento de informações em situações de conflito (linguagem técnica, empatia e emoção); Cuidado com as palavras que enfraquecem a comunicação; Dicção: melhorar a articulação dos sons da fala (implementar a clareza, imagem de conhecimento e franqueza); Comunicação Não Verbal. Análise da Linguagem Corporal e Gestos Universais. As Emoções e as Microexpressões Faciais. Como escaniar faces e ler expressões. Expressão corporal e postura: gestos indicativos e representativos de acordo com a imagem corporativa; Expressão facial: movimentos dos olhos, micro expressões e sorriso; Técnicas de postura; Técnica da ‘boa escuta’: imagem e foco no interlocutor. Desenvolver escuta para os processos de mediação e conciliação. Empatia e Comunicação Não Violenta.
3- Unidade: Imagem, Aparência e Marketing Jurídico-Comunicacional: Marketing, Marca e Imagem Pessoal: composição da imagem; Comunicação estratégica e marketing comunicacional. Avaliação da aparência, adequação e orientação de indumentária; Traje Forense. Roupa adequada, aparência, estilo; O básico para homens e o que evitar; O essencial para mulheres e o que evitar;
4- Unidade:. Comunicação Eficaz e Oficina de Mídias Sociais: Comunicação Estratégica e Desempenho Comunicacional para Mídia; Postura ideal para cada mídia; Mídia Televisiva: estúdio, ao vivo, coletiva de imprensa; Jornais e Revistas; Rádio; Sites e blogs; Instagram; Twitter; Facebook; Linkedin; WhatsApp; Etiqueta na Rede: Diretrizes da Netiqueta; Relacionamento com a Imprensa; Como o brasileiro se informa: percentual de visibilidade para cada mídia; O que vira notícia: critérios jornalísticos e cuidados necessários; Quem é o jornalista¿ Relação com Jornalistas
5 – Unidade: Oratória, Atendimento ao Cliente e Gestão de Escritório Jurídico: Empatia e Atendimento ao Cliente; Atendimento por telefone; Tipos de clientes e relacionamento; Premissas da Gestão de Escritório Jurídico.
Reavaliação do grupo e avaliação do curso e fechamento.
Metodologia: A metodologia das atividades é baseada no modelo Andragógico de Educação Permanente (Educação de Adultos), com utilização de ferramentas de e-learning com métodos Ativo-dirigido e Ativo-participativo, com orientações práticas, técnicas de apresentações, exercícios práticos, orientações fonoaudiológicas, simulações, além da utilização do método fonoaudiologia empresarial e a técnica ‘personal communication trainer® (coach e mentory)’ e recursos instrucionais e audiovisuais. Observação: Durante o curso realizaremos uma avaliação detalhada de cada participante, tomando como referência os itens abaixo:
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Aspecto anatomofisiológico da fala (órgãos fonoarticulatórios);
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Análise do Discurso: elaboração, organização e linguagem;
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Aspectos comunicacionais;
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Performance comunicacional;
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Discussão sobre os casos e perfil do grupo;
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Organização e reorganização das atividades práticas.
Recursos Instrucionais e audiovisuais: multimídia (data show, tv e vídeo, som), filmadora (fornecido pela professora), material gráfico (material de apoio para atividades e apostila fornecido pela escola - reprodução).
Critérios e Instrumentos de Avaliação:
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Estratégias com objetivos cognitivos: realização das atividades propostas em aula, textos e vivências
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Estratégias com objetivos afetivos: técnicas de sensibilização e avaliação de reação ao curso.
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Estratégias com objetivos corporais: simulação prática, reprodução de estratégias vocais, motoras relacionadas à aquisição de estratégias para o aprimoramento da voz, da comunicação, oratória, laboratório de observação e produção de discursos.
Professora: Maria do Carmo Carrasco
Doutora e Mestre em Educação com área de concentração em Distúrbios da Comunicação/Fonoaudiologia – PUC-SP; Especialista em Treinamento e Docência para Adultos/UMC (didática e prática do ensino superior - Andragogia); Aprimoramento e Formação em Meios Alternativos para Solução de Disputas [Resolução de Conflitos] e Negociação pela AASP/2002; CEO COP CONSULTORIA - Centro de Otimização P&P; CEO FACE in FORMA - Academia de Comunicação e Expressividade Humana, Linguagem Corporal, Microexpressões Faciais e Emoções; Fonoaudióloga Ocupacional, Empresarial e Forense – CRFª 5037-SP; Perita em Comunicação e Expressividade Humana, Linguagem Corporal e Microexpressões Faciais; Cientista da Comunicação Humana; Consultora de Estilo e Imagem (Consulting Style and Image/ Personal). Visagista com formação pelo Centro Phillip Hallawel. Personal Communication Trainer ® – Coach-Mentory Vocal e Comunicacional; Communication Designer(trabalhando a sua marca comunicacional).
Obs.1: Para os cursos que permitam alunos não inscritos na OAB, estes deverão apresentar, no primeiro dia de aula, o comprovante de graduação.
Obs.2: A Escola poderá, em caráter excepcional, alterar datas e horários das aulas bem como poderá substituir o docente em caso de imprevisto. Reserva-se o direito de cancelar o curso caso não haja um número suficiente de alunos, sem ônus para os inscritos.
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